30/09/2025 – O coração bate cerca de 100 mil vezes por dia, bombeia milhares de litros de sangue e mantém em movimento todas as funções do corpo humano. Ainda assim, muitas vezes, só lembramos dele quando algo não vai bem.
No Dia Mundial do Coração, comemorado nesta segunda-feira (29 de setembro), a data convida a adotar hábitos saudáveis e entender como esse órgão vital funciona.
Confira sete curiosidades sobre o coração comentadas pelo médico cardiologista do TST Rômulo Alzuguir Montijo.
O coração bate sozinho
O coração tem um sistema elétrico próprio, chamado nó sinoatrial, que gera impulsos de forma autônoma. Por isso, mesmo fora do corpo, em ambiente adequado e com nutrientes, ele ainda consegue bater por algum tempo. É como se tivesse um “marcapasso natural” embutido.
Não é o órgão mais pesado, mas é muito resistente
O coração pesa, em média, 300g nos homens e 250 g nas mulheres, mas é incrivelmente eficiente. Ele bombeia cerca de 7,5 mil litros de sangue por dia, mantendo todo o corpo abastecido. Ao longo da vida, ocorrem mais de 2,5 bilhões de batidas.
Bate mais rápido nos bebês
A frequência cardíaca dos bebês é naturalmente mais alta: em torno de 120 a 160 batimentos por minuto. Já em adultos em repouso, ela costuma ficar entre 60 e 100 bpm. Isso acontece porque o metabolismo infantil é mais acelerado.
Na prática regular de atividade física, o coração desenvolve o chamado “coração de atleta”. Ele se torna maior, mais forte e consegue bombear mais sangue a cada batida. Isso faz com que a frequência cardíaca de repouso seja mais baixa em esportistas, sinal de eficiência, não de problema.
O coração pode “sentir” emoções?
Não exatamente “sentir”, mas responder às emoções. Medo, raiva ou alegria liberam hormônios como adrenalina, que aceleram os batimentos. O coração e o cérebro estão sempre conectados, quando a mente se agita, o coração responde.
O coração produz sons característicos
O famoso “tum-tum” que ouvimos ao encostar o ouvido no peito ou no estetoscópio resulta das válvulas cardíacas se fechando e abrindo durante o bombeamento do sangue.
Rir é bom para o seu coração
O riso reduz hormônios do estresse, melhora a função dos vasos sanguíneos e ajuda a baixar a pressão arterial. Estudos mostram que rir regularmente protege contra doenças cardiovasculares. É por isso que dizemos que rir “faz bem ao coração”, e não é só força de expressão.
(Sofia Martinello/JS)
Source: TST

Leave a Comment