16/10/2025 – A partir do dia 3 de novembro, magistrados, servidores, prestadores de serviço, estagiários e jovens aprendizes que necessitarem de atendimento médico poderão realizar agendamento prévio. O novo formato tem como objetivo aprimorar o fluxo de atendimentos e garantir mais organização e previsibilidade no cuidado oferecido aos trabalhadores.
Com o novo sistema, o paciente poderá optar entre agendar o atendimento com antecedência ou buscar o serviço presencial imediato. Nos casos de comparecimento direto à Secretaria de Saúde, haverá uma triagem inicial para identificar situações de urgência, que continuarão recebendo prioridade conforme a gravidade clínica. Já os agendamentos poderão ser feitos pelos ramais 3812, 4468 e 4289.
A Divisão Médica (Dime) dispõe de clínicos-gerais, endocrinologista, ortopedista e cardiologista. Todo o público interno pode realizar agendamento em qualquer especialidade, fazer a primeira consulta e realizar um retorno, se necessário. O acompanhamento a longo prazo do paciente, entretanto, não é feito pelo serviço médico do TST.
Outra vantagem do novo formato é a possibilidade de escolher o profissional desejado no momento do agendamento. “Ao chegar sem marcação, a distribuição é feita de acordo com a disponibilidade do momento”, explica o chefe da Dime, doutor Rômulo Montijo.
Segundo a Secretaria de Saúde, a iniciativa representa mais do que uma mudança operacional, é um avanço no modelo de cuidado, baseado em acolhimento, eficiência e humanização. A proposta reforça o compromisso institucional com a melhoria contínua da qualidade assistencial e o respeito ao indivíduo.
(Sofia Martinello/JS)
Source: TST

Leave a Comment